Louva-a Deus


Kung Fu estilo Louva-a Deus

O inseto cuja aparência é de maior devoto do mundo, tem que ser o Louva-a-Deus. Com as patas dianteiras, costumeiramente posicionadas de forma a sugerir as mãos juntas de um devoto, ele se tornou o inseto mais referido em todas as artes marciais. Este inseto se tornou tão venerado, não por causa da sua aparente aura de religiosidade, mas por causa de sua reconhecida ferocidade, combatividade e tenacidade de vida. Há trezentos e cinqüenta anos atrás um mestre de luta, Wang Lang, exaltava a pequena mas ativa criatura, criando o estilo Louva-a-Deus de auto defesa.
Surgimento do Louva a Deus 
Wang um notavel guerreio que tinha habilidades com espada foi ao Templo Shaolin e publicou um desafio aos monges para testar suas habilidades contra ele, em duelo amigável. Devido a sua insistência repetitiva, o monge mestre permitiu a Wang ter o seu desejo realizado.
Um monge novato foi enviado para lutar contra ele. Para a surpresa e vexame de Wang, ele foi decisivamente derrotado por um noviço. Se resguardando isoladamente nas montanhas, Wang estava determinado a provar suas habilidades aos monges.
Ele treinou diligentemente seu estilo "Caminho da Espada"( Tsien Tao ) enquanto ao mesmo tempo, constantemente se exercitava e fortalecia seu corpo. Ele voltou ao monastério convencido que estava pronto a mostrar aos monges sua superioridade, agora obtida. Os monges aceitaram mais uma vez o convite para contestar suas habilidades. Novamente ele enfrentou o monge mais novo. Com um sentimento de entusiasmo ele venceu o jovem monge principiante. Derrotou ainda outro monge, de baixa graduação, e outro de categoria mais elevada.
Wang estava começando a sentir confiança em sua invencibilidade até que enfrentou o monge mestre. Com a ordem Shaolin observando, Wang não foi capaz de tocar o mestre. Foi totalmente derrotado. Novamente, para tratar de seu corpo e do seu orgulho ferido, Wang desapareceu na floresta para contemplação.
Um dia, enquanto descansava debaixo de uma árvore, Wang ouviu a longa nota aguda de uma cigarra em um galho baixo no arbusto acima dele. Olhando silenciosamente para o alto, Wang reparou em um frágil, com aparência quase quebradiça, Louva-a-Deus engajado em uma luta de vida ou morte com a grande cigarra. A cigarra estava fazendo o máximo, sua cabeça contra o Louva-a-Deus quase o imobilizava com sua tenacidade . Foi quando o Louva-a-Deus reagiu com ferocidade usando sua forte virada de patas e mordendo a boca para agarrar a robusta cigarra e desfazer-se da posição em que estava.
O carnívoro Louva-a-Deus consumiu a sua vítima. Altamente impressionado com o que vira, Wang decidiu capturar o inseto vitorioso e então observar os seus movimentos defensivos e ofensivos.
Usando um graveto de pequeno comprimento, ele cutucava e provocava o Louva-a-Deus em todas as direções. Invariavelmente, o Louva-a-Deus, com sua cabeça capaz de virar para qualquer direção, se defendia efetivamente quando provocado de frente ou de costas. O perseverante inseto tornou-se a nova inspiração de Wang para o seu novo sistema de combate. Com cuidado meticuloso, ele ordenava os movimentos defensivos e ofensivos do inseto em uma
arte de luta humana. Ele a dividiu em três principais categorias : Peng Pu, método importante de bater ou tirar o antagonista de seu balanço, Lan T’seh, usado para restringir ou reduzir a força do oponente, e Pa Tsou, a defesa "oito cotovelos".
Depois de sua preparação pessoal concentrada e fixa, ele finalmente acreditou que estava preparado para testar seu novo estilo de luta contra o mestre dos monges. Armado com seus movimentos inspirados no Louva-a-Deus, Wang extraordinariamente derrotou o mestre dos monges com suas táticas de inseto selvagem nunca antes usadas por um homem. Os monges, respeitosamente,aceitaram a sua derrota mesmo com surpresa e procuraram aprender o novo e estranho sistema. A palavra de sua vitória se espalhou pelas províncias. Wang Lang era o novo herói das artes marciais. Ele logo foi rodeado por discípulos. O sonho das artes marciais de Wang Lang foi finalmente realizado. Sua escola de auto defesa do Louva-a-Deus se tornou extremamente proeminente no Nordeste da China, considerada por alguns como sendo a maior durante seu tempo de vida.
O venerável Wang morreu anos mais tarde, feliz e famoso mestre de luta. De qualquer forma, sua cuidadosa herança do estilo Louva-a-Deus se dividiu na dinastia Ch’ing quando quatro discípulos, cada um desejando inovações e procuraram se desligar da escola fundadora. O Mestre Louva-a-Deus disse então que, seus desejos poderiam ser satisfeitos com uma condição, que cada discípulo nomeasse seu sistema individualmente, de acordo com as marcas das costas de um Louva-a-Deus capturado por cada um.
Um tinha a aparência do símbolo Yin-Yang ( Tai T’si ), outro parecia com uma flor de ameixa ( Mei Hua ) e no outro, um conjunto de marcas que tinham a aparência de sete estrelas ( Tsi T’sing ) .
Houve um Louva-a-Deus que não tinha marca aparente. Este estilo ficou conhecido como estilo despido ( estilo sem marca - Kwong P’an ).


                                             == SEGUNDA PARTE ==



KUNG FU: Louva-a-Deus

Kung Fu ( Pin Yin: gong fu) é uma palavra chinesa que significa "trabalho duro".
Existem outros termos nas artes marciais chinesas: "ch’uan shu"(primeira arte), "wu shu"(arte marcial ou arte da guerra), "kuo shu" (arte nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "Kung Fu".

Existem diversos estilos de Kung Fu, todos inspirados na observação da natureza (animais, plantas, pedras, etc...). Em todos eles se busca uma harmonia de movimentos utilizando todas as características: equilíbrio, força, rapidez, agilidade, precisão, etc... Mas cada estilo irá enfatizar uma das carterísticas que melhor o representa, por exemplo: O estilo do Tigre, a força; o estilo da Serpente, a velocidade; o estilo da Garça, o equilíbrio; o estilo do Macaco, a agilidade acrobática; o estilo do Louva-a-deus a rápida precisão, etc... Assim, para ser um bom praticante de Kung Fu, independentemente do estilo, deve-se ter: o espírito como o de uma águia pronta para capturar o coelho; a postura como a de um gato pronto para pegar o rato; a cintura deve ser flexível como a de um dragão ao cavalagar ao vento; os movimentos fluidos e velozes como de uma serpente; os braços devem ter a força de um tigre; as pernas devem ser ágeis como a dos macacos; o coração deve ser astuto como o de uma raposa; as mãos devem ser rápidas e precisas como as de um louva-a-deus!
Eu pratico o estilo "Louva-a-Deus Sete Estrelas" (Tsi T’sing Tang Lang Quan), que é um dos subestilos de Louva-a-Deus do Norte, Algumas características do estilo Louva-a-Deus do Norte são: grande velocidade, ataques incessantes, e movimentação complexa dos pés, sendo também o único que dispõe no seu currículo as aplicações de cada movimento das rotinas (Taolu), o que se nomeia Ling. O estilo também é muito conhecido pelo uso da "garra do Louva-a-Deus" (um gancho feito com os dedos da mão imitando as pinças do louva-a-deus). O sistema do Louva-a-Deus Sete Estrelas dispõe de formas de mãos livres, formas com armas, uma grande variedade de técnicas de luta de mãos livres e com armas, além do Qi Gong (Energia Interna).
As graduações deste estilo vão da faixa branca até a faixa preta (pela ordem: branca, amarela, laranja, verde, azul, roxa, vermelha, marrom e preta). Sendo que dentro da faixa marrom há duas graduações e dentro da faixa preta há varias graduações.
__________
O KUNG FU É PARA TODAS AS IDADES:
Seja criança, adolescente, jovem, adulto, ou já na idade da experiência... O Kung Fu (como todas as artes marciais) é um excelente esporte a ser praticado, pois ele melhora todos os aspectos do ser humano: a memória, o equilíbrio, a coordenação motora, o ritmo, a paciência, a determinação, etc...


O CHI KUNG
Chi kung (Qi Gong) é um termo de origem chinesa que significa “Treinamento de Energia”. Existem inúmeras escolas de Chi Kung, que variam conforme seu propósito, mas entretanto se complementam. As cinco principais são:
Escola Marcial (Wu Jia): objetiva o fortalecimento do corpo e da mente e o desenvolvimento de habilidades marciais (A foto dos monges Shaolin, é um exemplo;


Escola Terapêutica (Yi Jia): visa o fortalecimento do corpo e da mente, o tratamento de doenças e a longevidade;

Escola Budista (Fo Jia): objetiva principalmente o desenvolvimento espiritual através da meditação;
Escola Taoista (Tao Jia): tem como principal objetivo o desenvolvimento espiritual, através do controle da respiração e da visualização; e
Escola Confucionista (Ru Jia): seu objetivo principal é o desenvolvimento mental/intelectual.


O TAI CHI CHUAN
O Tai Chi Chuan, embora possua movimentos leves e calmos, também é uma luta. É conhecido como Punhos de Algodão. O Tratado do Tai Chi Chuan afirma que somente da mais elevada suavidade pode vir a dureza, pois os braços de quem domina o Tai Chi Chuan são como uma agulha oculta no algodão!